O peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada, é um composto químico amplamente utilizado em diversas situações. O uso mais conhecidoé como medicamento contra feridas e escoriações causadas na pele.
Pode também ser utilizada na limpeza, substituindo produtos tóxicos para a saúde e o meio ambiente.
Para utilização nestas rotinas, é necessária uma solução de 3% de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e 97% de água, e nesta formulação é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Esta solução deve ser conservada em frascos opacos, pois se houver contato com a luz do sol, perderá sua eficácia.
A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920, para conter problemas de infecções e gangrena nos soldados em campos de batalha, com muito sucesso na redução do número de baixas e amputações.
Buscavam um produto barato, fácil de transportar e usar,que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais.
Sua eficácia é pouco divulgada e pode-se entender porquê. Um produto barato e simples de usar, que concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfetantes domésticos e hospitalares.Portanto, não há interesse comercial no seu uso em larga escala.
É uma substância química composta somente de água e oxigênio. O processo de oxidação deste material é incrivelmente eficiente para exterminar organismos que causam doenças, sendo considerada um dos melhores e mais seguros desinfetantes do mundo. Funciona pela "queima" dos micro-organismos através da oxidação.
Alguns de seus usos nas operações de higienização em geral:
Um pouco de água oxigenada aplicado com um pano desinfeta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para cozinhas e banheiros.
Tábuas de corte e outros utensílios são totalmente desinfetados
após uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.
Roupas que precisem desinfecção (lençóis, fraldas, etc.), ou
aquelas em contato com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfetadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada, antes da lavagem normal.
Saibam que grande quantidade de "tira-manchas e alvejantes para tecidos de cores" são à base de água oxigenada.
Melhora o desempenho da máquina de lavar louça. Bastando adicionar 50 ml de água oxigenada a 3% ao ciclo normal de lavagem e as louças ficarão mais limpas e brilhantes.
Pode ser utilizado como opção para esterilização de materiais termos-sensíveis. É usado na desinfecção e esterilização de superfícies planas e sólidas, na esterilização de capilares hemodializadores, na desinfecção de lentes de contato e outros.
Está indicado na desinfecção de nebulizadores o que é feito através de nebulização de peróxido de hidrogênio a 7,5% por 30 minutos. É também utilizado para desinfecção de materiais contaminados pelo HIV, a uma concentração de 6%, numa imersão por 15 a 30 minutos.