Consultoria e Treinamentos em Limpeza e Higiene Profissional

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização a peixarias

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização a peixarias

 

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Rio Preto intensificará, a partir desta segunda-feira, 26, e até a próxima quinta-feira, 29, a fiscalização em peixarias e comércios atacadistas e varejistas de pescados, como supermercados e hipermercados.

Batizada de “Operação Semana Santa”, a ação visa a verificar as condições de higiene, conservação e procedência dos produtos. Caso seja constatada alguma irregularidade, o estabelecimento poderá ser autuado, estando sujeito às penalidades previstas na legislação sanitária vigente, como: advertência, apreensão e inutilização de produtos clandestinos, vencidos, mal armazenados ou deteriorados; interdição do estabelecimento; cassação da licença de funcionamento; e/ou multa que varia entre R$ 257 reais e R$ 257.000.

Dicas para aquisição e consumo de peixes

Com o aumento da procura pelos pescados na Semana Santa, é importante ficar atento às condições do produto e do local para evitar possíveis intoxicações alimentares.

A primeira dica é que estes produtos devem ser adquiridos em estabelecimentos limpos, organizados e licenciados pela Vigilância Sanitária. Quando se tratar de produtos embalados, a embalagem deverá estar íntegra, contendo os dados completos do fornecedor, a data de validade e o carimbo de Inspeção de Órgão Oficial (SIM, SISP ou SIF). Os peixes resfriados deverão estar armazenados até 2ºC e os congelados entre -12ºC e -18ºC.

Os peixes frescos devem estar livres de contaminantes, com a aparência firme e brilhante. É importante também verificar se não há presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial (surgimento de liquidos), amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para o consumo.

 

Aguarde..