Consultoria e Treinamentos em Limpeza e Higiene Profissional

REGRA DOS 5 SEGUNDOS PARA ALIMENTOS

REGRA DOS 5 SEGUNDOS PARA ALIMENTOS

Alimentos são contaminados assim que caem no chão, mostra pesquisa SÃO PAULO  - De acordo com a sabedoria popular, qualquer alimento que caia no chão pode ser consumido sem risco, se for coletado em até cinco segundos. O tempo de exposição varia de acordo com as regiões do globo - há defensores dos três segundos e até quem arrisque 15.

A má notícia vem de um estudo da Rutgers University, em Nova Jersey, Estados Unidos. Os pesquisadores selecionaram quatro tipos de piso (azulejo, madeira, carpete e aço inox) e quatro tipos de alimento (pão branco, pão com manteiga, melancia e bala de goma), que entraram em contato por tempos de menos de um segundo até cinco minutos antes de serem analisados.

"Nossa principal conclusão é que a regra dos cinco segundos não é verdadeira. Bactérias podem se transferir para o alimento mesmo em uma fração de segundo. Mas o tempo de contato faz bastante diferença", comenta o professor Donald Schaffner, um dos responsáveis pelo estudo, publicado no início de setembro na revista "Applied and Environmental Microbiology.

Superfícies foram contaminadas com bactérias Enterobacter aerogenes, similar à salmonela. Com bactérias contadas, os alimentos tinham contato com as superfícies, eram processados e passavam por nova contagem. A melancia teve as taxas de contaminação mais altas do experimento, com até 97% em cinco segundos sobre o piso cerâmico. Com menos de um segno aço inox, a contaminação já era de 91%.

Isso ocorre, de acordo com os cientistas, pela composição da fruta, que tem muito líquido e é pegajosa. As balas de goma de ursinhos, bastante populares nos Estados Unidos, são mais secas e obtiveram as menores taxas de contaminação: 11% após cinco minutos sobre o azulejo.

O carpete foi a superfície menos contaminante. Segundo o pesquisador, isso não quer dizer que seja o mais seguro ou limpo. A topografia do tecido impede que o alimento entre em contato com a sujeira, o que pode influenciar nos dados.

Alguns ativistas da "regra dos cinco segundos" acreditam ainda que uma boa assoprada na comida logo após o contato com o chão garante a segurança de quem consome. De acordo com Schaffner, não existem estudos que comprovem a eficácia dessa modalidade "profilática", mas o cientista cita outro estudo que mostra que lavar em água corrente pode eliminar até 90% das ameaças. De todo modo, ele não é a favor do "assopro higienizador".

Após mergulhar nos resultados das 2.560 medições feitas durante o estudo, porém, Schaffner, sim, come do chão: "Eu como quando é algo seco e cai no chão da minha casa, porque eu sei que foi limpo recentemente. Nunca como quando é um alimento úmido e jamais comeria do chão dos outros". (Folhapress)

Aguarde..