Consultoria e Treinamentos em Limpeza e Higiene Profissional

Caixa de Areia para Crianças Brincarem

Caixa de Areia para Crianças Brincarem

Prevenir contaminações
 

Além dos cuidados com as crianças durante a brincadeira, é importante prevenir a contaminação da areia. Não é raro que os tanques sejam contaminados por dejetos de animais domésticos, principalmente gatos, que são animais de hábitos noturnos e costumam sair de casa e usar os tanques de areia para enterrar suas fezes. As fezes dos animais podem hospedar parasitas com risco potencial de transmissão de diferentes doenças. Uma delas é a toxoplasmose. Os seres humanos, principalmente crianças, infectam-se ao ingerir acidentalmente ovos do parasita presentes no solo, por meio de mãos contaminadas. Evita-se a toxoplasmose ao não ingerir carne crua ou malpassada, verduras mal lavadas e ao evitar o contato com fezes de gato. Outra doença comum é o conhecido “bicho geográfico”, causado pelas larvas do gênero Ancylostoma spp. Essas larvas penetram na pele e andam por debaixo dela, provocando uma erupção semelhante a um caminho tortuoso.

Vale ressaltar que esse risco de contaminação dos tanques de areia não é maior, entretanto, do que das praças públicas e da própria praia. Em vez de eliminar esta rica atividade simbólica e exploratória da vida das crianças, é preferível tomar alguns cuidados básicos.

Cuidados com a higiene do local

  • Colocar telas ao redor do tanque de areia para evitar o acesso de animais. Caso seja impossível esse isolamento, recolher imediatamente fezes de animais e descartar.
  • Fazer um exame parasitológico da areia antes de colocá-la em uso e repeti-lo periodicamente, pelo menos de seis em seis meses.
  • Na sexta-feira, desinfetar a areia (ver abaixo) e revolvê-la, voltando a revolvê-la na segundafeira antes de as crianças a usarem.
  • Lavar os brinquedos de areia com o mesmo cuidado e frequência com que se cuida dos brinquedos de sala.
  • Construir o tanque de areia com sistema de drenagem que o impeça de ficar úmido e empapado em dias de chuva.
  • Deixar o tanque em local ventilado e ensolarado.
  • Cobrir o tanque com plástico resistente ou lona, principalmente à noite.
  • Não permitir que durante reformas ou pinturas sejam misturados restos de cal, cimento ou outras substâncias químicas na areia, devido ao risco de intoxicação e queimadura.
  • Revolver, de tempos em tempos, a areia das partes mais profundas para as mais superficiais, assim como das áreas sombreadas para as ensolaradas.
  • Periodicamente, peneirar a areia para retirar pedrinhas, galinhos e pequenos objetos perdidos ou até mesmo “escondidos” pelas próprias crianças.
  • Qualquer dúvida sobre esse assunto ou procedimento a ser adotado, contatar o Centro de Controle de Zoonoses da sua cidade.

Buscar alternativas
Se não for possível manter um tanque de areia na área externa da escola, convém buscar uma alternativa para levá-la para o interior da sala. Podem ser usados recipientes de plástico que tenham tampa ou possam ser cobertos com material lavável. Eles podem ser instalados na altura da cintura das crianças para que possam brincar com as mãos sem precisar sentar na areia. O importante é proporcionar atividades com areia que tanto agradam as crianças e enriquecem suas aprendizagens.

 

Aguarde..